pousadapousada
O Surf
english
english

 

 

 

HISTORIA DA CIDADE DE ITACARÉ

 

 

Os primeiros moradores da região foram os índios Tupiniquins. Viviam da caça, pesca e agricultura de subsistência. Os colonizadores portugueses chegaram à região por volta de 1530- com a implantação das capitanias hereditárias. trouxeram consigo os jesuítas para demarcar o território e introduziram o cultivo da cana de açucar que não prosperou na região devido aos constantes ataques dos indíos do interior - os aimorés - de tradição guerreira.

A mais importante edificação feita pelos jesuítas foi a igreja de São Miguel, em 1718. Após a construção da igreja o povoado passou a se chamar São Miguel da Barra do Rio de Contas.

A influência direta dos jesuítas na região ocorreu até o início do século XVI. A maior herança deixada por eles foi a religião católica.

 

 

Igreja
Igreja de São Miguel

 

Em meados do século XIX, com o inicio do ciclo do cacau, ocorreu o grande desenvolvimento econômico da região. O acumulo de riquezas provenientes da exportação do cacau para a Europa fez surgir a figura dos coronéis (os senhores das terrras). Essa riqueza está ostentada nos casarões e sobrados- característica marcante da arquitetura colonial que pode ser observada ainda hoje.

 

sororocuçu
Sororocuçu

 

No período aureo do cacau, conhecido como a época do ouro "negro", Itacaré era o grande porto de escoamento do sul da Bahia. Com o declínio da cultura cacaueira, a região passou a viver um período de estagnação econômica que se estendeu até poucos anos atrás quando os turistas começaram a descobrir os encantos naturais da região.

 

 

 

 

Pousada Lawrence
Lawrence Surf House
Rua da Pituba I e II, Itacaré, Bahia, Brasil
Telef: (+55) (73) 3251-2049
(73) 981538169
Email: pousadalawrence@itacaresurf.com.br

Pág. Principal - Reservas On-Line

 

www.itacaresurf.com.br  está on line desde 19.04.2001